sexta-feira, 10 de novembro de 2017

I Encontro de Rainhas em Leráfia: representatividade feminina, empreendedorismo e arte.

fonte da ilustração: https://goo.gl/REsEm4

Em 20 de novembro é o mês da Consciência Negra, e o Atelier Curupira Ecodesign decidiu comemorar unindo ludicidade, representatividade feminina, empreendedorismo e arte. Uma forma de contribuir positivamente partilhando aprendizados e refletindo acerca da figura da mulher alocada nos mais diversos segmentos da nossa sociedade. A mulher chefe de família, que educa os filhos, muitas vezes sozinha, a mulher que estudo, que se qualifica e batalha sempre melhorias para a sua vida e os seus. 

Aos que ainda não sabem, Leráfia é um reino onírico onde fica a toca do Sr. Curupira. Neste reino, todos os visitantes podem decidir o que querem ser, assim, surgiu a ideia de convidar Rainhas a participarem de um encontro com oficinas, discussões e reflexões, que, certamente, desencadeariam nas fontes do aprendizado. A ideia tomou corpo e começou a acontecer no dia 10 de novembro, com oficina de EcoJoias, exibição de depoimento em vídeo e oficina de fotografia e de noções de empreendedorismo. 


Sob a batuta de Yolanda Ferreira e com muita criatividade, as Rainhas se apropriaram dos materiais e técnica artesanal de produção de acessórios. Recortes de cd's, texturizados com cola quente e coloridos com verniz vitral, foram a base para composição de brincos e colares. Cada rainha utilizou um gabarito para decalcar os formatos dos recortes, aplicaram as texturas e usaram as cores de suas preferências. Os inusitados acessórios serão revelados|exibidos no ensaio fotográfico que acontecerá em 11 de novembro.


O depoimento de Ilmara -MaraRyan, tocou as Rainhas. Elas se reconheceram na história de Mara, e discutiram sobre as dificuldades, dissabores, amores e desafios enfrentados pela mulher nos tempos atuais, sobretudo, a mulher negra. O depoimento de Ilmara foi registrado em vídeo e exibido no intervalo da oficina de Ecojoias, enquanto aguardavam a secagem da pintura das peças em cd's. 


As oficinas de empreendedorismo e de fotografia, também ocorreram no intervalo da pintura das peças e foram ministradas por Wecsley Oliveira. Com a oficina de empreendedorismo, As Rainhas entenderam, de forma simples, que empreender é transformar ideias e/ou serviços em negócios lucrativos, e o conteúdo adentrou na identificação do produto ou serviço, conhecimento do público-alvo, mecanismos de venda, propaganda e formalização. Já a oficina de fotografia esclareceu conceitos como enquadramento, ângulo, iluminação e composição. No dia 11 de novembro, serão feitos registros fotográficos, pondo em prática o aprendizado da oficina.

Assim foi o primeiro dia do Encontro de Rainhas em Leráfia, momentos de alegria, aprendizados, boa conversa, e como não poderia deixar de faltar, um bom e velho cafezinho no final da tarde. Confiram os cliques desse dia e fiquem ligados que o vrau vai ser certeiro com as Rainhas fotografando orgulhosas com os acessórios produzidos por elas mesmas.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...